​São robustas as evidências a respeito dos malefícios do uso exagerado de telefones celulares e do engajamento excessivo nas mídias sociais por parte de adolescentes e, inclusive, de crianças. Os malefícios são incomparavelmente superiores aos benefícios. Isso vale para o uso em casa e o uso na escola.

​Os malefícios se estendem a diversos domínios críticos para o desenvolvimento e aprendizagem. O uso excessivo altera a atenção e a disponibilidade para aprender. Isso faz com que os alunos tenham dificuldade cada vez maior para se concentrar em um tópico – o que prejudica a aprendizagem tanto no curto prazo quanto a longo prazo, pois diminui a capacidade de aprender.

O uso desses equipamentos e dispositivos também impacta a interação social entre os alunos, dentro e fora da sala de aula, dentro e fora da escola. Ao mesmo tempo, contribui para aumentar os comportamentos negativos como o bullying e o isolamento social.

​Celulares e participação intensiva em redes sociais também afetam a saúde mental dos alunos. O uso frequente de celulares, especialmente para redes sociais e mensagens, está comprovadamente associado a níveis mais altos de ansiedade e depressão entre os alunos.

 

CONGRESSO EM FOCO

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